MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Infraestrutura

Infraestrutura geral

 

Comunicação

O CEFET-MG conta com infra-estrutura de telecomunicações e redes de computadores. Esta infra-estrutura de tecnologia de comunicação deixa o CEFET-MG em situação de equivalência com as mais modernas instituições públicas de ensino do país.

O CEFET-MG possui atualmente um enlace dedicado para comunicação de dados operando à velocidade de 4 Mbps (em fase final de processo de ampliação), conectado ao POP-MG, ponto de presença da RNP em Minas Gerais – situado no Campus da UFMG – garantindo acesso à Internet a todos os setores da instituição. O CEFET-MG possui ainda, em todos os campus de Belo Horizonte, um “backbone” de rede, que opera a 1 Gigabps integralmente composto por fibras ópticas. As redes departamentais ou setoriais operam a 10 Mbps ou 100 Mbps e se conectam ao “backbone” por meio de equipamentos de conectividade de última geração.

Informática

Nos últimos três anos foram adquiridos mais de 700 microcomputadores e diversos servidores de rede para melhoria do parque computacional do CEFET-MG. Tais melhorias incluem modernização de laboratórios para receber novos equipamentos, em torno de 70 novas estações de trabalho com processadores de alto desempenho e microcomputadores para gabinetes de professores. Em 2007, coordenações de cursos e departamentos acadêmicos receberam complemento de impressoras a laser, microcomputadores portáteis e projetores de multimídia para apoio a atividades de ensino.

O CEFET-MG conta ainda com o CCC – Centro de Computação Científica. Este Centro e seus laboratórios passaram recentemente por amplo projeto de modernização, recebendo mobiliário novo, sistema de condicionamento de ar, cabeamento elétrico e lógico operando a 1 Gigabps, sistema digital de vídeo com câmeras para monitoramento via circuito fechado de televisão, além de cerca de 60 estações de trabalho de última geração, mais de 10 servidores de serviços em rede, impressoras e mesa digitalizadora.

Além dos equipamentos descritos à disposição dos docentes e discentes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, há laboratórios de informática vinculados aos demais cursos de níveis médio e superior do CEFET-MG, incluindo dois laboratórios do Departamento de Engenharia Civil, devidamente equipados com infra-estrutura própria e capacidade para atender à demanda imediata. O uso desses laboratórios deverá contribuir para a integração e cooperação nos diferentes níveis de ensino na Instituição.

Infraestrutura específica

O Departamento de Ciência e Tecnologia Ambiental (DCTA) conta com 3 (três) laboratórios nas áreas de hidráulica, recursos hídricos, saneamento e química ambiental, detalhados a seguir.

Laboratório de Microbiologia e Química Ambiental é equipado com autoclave, incubadora (estufa bacteriológica), tubos de ensaio para crescimento em calso e placas de petri, capela com filtro de fluxo laminar, autoclave, microscópios ópticos e contador de colônias, geladeira, reagentes e vidrarias de uso geral de labaoratório de química. Este espaço ocupa uma área de 55,8 m² com capacidade para 20 alunos

Laboratório de Recursos Hídricos e Saneamento é dividido em três áreas: Hidrologia, Hidráulica e Saneamento, ocupando uma área de 38,9 m². A área de Hidrologia é equipada com Tanque de permeabilidade, para estudos de percolação e escoamento em meios porosos, e um Sistema de Treinamento em Hidrologia, para investigação da infiltração devido à precipitação. A área de Hidráulica é equipada com Venturi, para estudos do Teorema de Bernoulli e da vazão em tubulações, e um Medidor de Perdas em Tubulações, para estudo de perda de carga em sistemas de tubulações. Finalmente, a área de Saneamento é equipada para estudos de parâmetros de qualidade e tratabilidade da água para abastecimento, com equipamentos que incluem jarteste com filtros para ensaios de coagulação, floculação, decantação e filtração em bancada, específico para tratamento de águas de abastecimento, turbidímetro, potenciômetro, balança analítica, aquecedor e agitador magnético, cone Inhoff para estudos de sedimentação, termômetro e vidrarias em geral.

Laboratório de Educação Ambiental e de Modelagem Computacional é um espaço multimídia para: 1) atividades de ensino, pesquisa e extensão de educação ambiental em projetos institucionais e em parcerias com outras instituições públicas ou privadas; 2) modelagem de problemas ambientais e sistemas de informação geográfica. Sua área total é de 35 m², equipada com quadro branco, carteiras, mesas de trabalho, Datashow, televisor, filmadora, 20 computadores, software de Sistema de Informação Geográfica, de desenho assistido por computador, pacote do Microsoft Office e pacotes de otimização. O laboratório possui ainda softwares educativos e uma minibiblioteca formada por livros, cartilhas, folders, jogos, pôsteres, CD-ROM e vídeos educativos que completam seu acervo.

 Laboratórios de uso compartilhado

Além da infraestrutura especifica, o DCTA compartilha 2 (dois) laboratórios com a Coordenação da Área de Ciências nas áreas de ecologia e ciências biológicas, detalhados a seguir.

 O Laboratório de Ecologia Aplicada é equipado para ensino e pesquisa envolvendo questões de ecologia aplicada e tecnologias ambientais. O laboratório ocupa área de 44,3 m² e os equipamentos incluem microscópios óptico e de fluorescência com câmara fotográfica acoplada e software de análise de imagem, condutivímetro, pHmetro, balança semi-analítica, balança de precisão, espectrômetro UV-visível, deionizador, oxímetro,  estufa de secagem, estufa de secagem com ar forçado, câmaras BOD com fotoperíodo para germinação, geladeira, computadores e vidrarias (béqueres, pipetas volumétricas e graduadas, provetas, buretas, balões volumétricos, vidros de relógio, bastões de vidro, erlenmeyers, funis e outras).

Laboratório de Ciências Biológicas ocupa área de 43 m² e é equipado para ensino nas áreas de biologia e química, incluindo bancadas multifuncionais com água, esgoto, bico de bunsen e tomadas, microscópios ópticos, estereomicroscópios, estufa de secagem, capela de exaustão de gases, destilador, balança semi-analítica e vidrarias (béqueres, pipetas volumétricas e graduadas, provetas, buretas, balões volumétricos, vidros de relógio, bastões de vidro, erlenmeyers, funis e outras).