MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

I Encontro do Ambiente Sustentável – 11/11/2017

Última modificação: Terça-feira, 3 de outubro de 2017

O PET Ambiental está promovendo o I Encontro do Ambiente Sustentável (11/11/17), que trará discussões acerca da cidade e sua responsabilidade na construção de um ambiente sustentável.

DESCRIÇÃO  DO EVENTO:

Título: I Encontro do Ambiente Sustentável

Data: 11 de novembro
Local: CEFET MG Campus I – Avenida Amazonas, 5253, Nova Suissa

Objetivo: Proporcionar um espaço de diálogos, debates, compartilhamento de ideias e ações desenvolvidas nos mais diferentes espaços educativos, envolvendo temas relevantes do ambiente sustentável. Nesse contexto, a sustentabilidade nas cidades será o tema principal, com enfoque no espaço público urbano, a relação da urbanização com o sistema econômico, a mobilidade, seu planejamento e legislações, seus impactos, entre outras questões.
Público alvo: público interno (CEFET) e externo (comunidade, instituições de ensino médio e de graduação).

Programação: a) mesa redonda, b) palestras, c) oficinas e d) sessão de cinema:

a) Mesa Redonda (10h às 12h30): objetiva trazer o entendimento da Cidade ao público do evento a partir de uma discussão que integra aspectos técnicos e do senso comum. Contará com o tema “Plano Diretor: e minha cidade com isso?”, que discutirá o Plano Diretor como ferramenta do Planejamento Ambiental e Urbano, abrangendo seus ônus e bônus para a sociedade e o meio ambiente e suas interfaces com as diferentes áreas da construção do ambiente sustentável. Sua realização contará com a participação de um representante da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, um representante de empresa construtora, um professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (urbanista) e um líder comunitário.
b) Palestras (14h às 17h): objetiva o aprofundamento de diferentes assuntos relacionados ao tema central da Mesa Redonda, sendo ministradas por professores do departamento de Ciência e Tecnologia Ambiental e de departamentos convidados, assim como de palestrantes externos.
c) Oficinas: objetiva, através de atividades práticas, a divulgação de técnicas e tecnologias sustentáveis capazes de serem replicadas no cotidiano dos participantes. Serão ministradas pelos alunos participantes do PET-Ambiental.
d) Sessão de cinema: objetiva tornar o encerramento do evento um momento cultural e descontraído. Será exibido um filme/documentário no telão do grêmio