MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Apresentação

Informações Gerais

Turno: diurno (Integrado) e noturno (Subsequente)

Entradas: Anuais
Forma de Oferta:
Integrado (Ensino Médio + Curso técnico): Para candidatos que terminaram o 9° ano Ensino Fundamental.
Subsequente (Curso técnico): Para candidatos com Ensino Médio concluído.
Duração: 3 anos (Integrado) e 2 anos (Subsequente)
Vagas: 72, sendo 2 turmas de 36 alunos (1 para o Integrado e 1 para o Subsequente).

 

O Profissional

Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reúso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.

Área de Atuação

A área de atuação do profissional de nível técnico em Meio Ambiente compreende ações de preservação dos recursos naturais, com controle e avaliação dos fatores que causam impacto nos ciclos de matéria e energia, diminuindo os efeitos causados na natureza (solo, água e ar). Compreende, igualmente, atividades de prevenção da poluição por meio da educação ambiental, da tecnologia ambiental e da gestão ambiental. Neste contexto, no curso do CEFET-MG busca-se a formação de profissionais capazes de atuar em diversas áreas estimulando a integração em equipes multidisciplinares de trabalho para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Objetivo do Curso

O objetivo do Curso Técnico em Meio Ambiente, é formar profissionais com uma visão técnico-científica ampla e atualizada, nas bases e formas da gestão do meio ambiente e do uso sustentável dos recursos naturais. Para tanto, fornece elementos interdisciplinares à formação de seus alunos, buscando unir sustentabilidade e desenvolvimento de modo a contribuir para o crescimento da sociedade com respeito ao meio ambiente.

Campo de Atuação

Possui ampla inserção no mercado de trabalho, podendo atuar em indústrias privadas, órgãos públicos, consultorias, ONG’s, cooperativas e associações com confecção e análise de projetos, pesquisas, treinamentos, analises ambientais, além das diversas áreas de tecnologia voltada à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.